Saúde - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Vacina contra o sarampo

Considerada erradicada desde 2016, a doença voltou ao Brasil; só em São Paulo há 384 casos confirmados em 2019

Vacina contra o sarampo

Considerada uma doença erradicada desde 2016, o sarampo voltou ao Brasil.

Por causa do número de casos confirmados no estado , a campanha de vacinação contra o vírus foi prorrogada até o dia 16 de agosto.

A vacina é gratuita e está disponível no posto de saúde. A versão tríplice viral estimula a produção de anticorpos contra sarampo, rubéola e caxumba. Já a tetra viral também afasta o risco de catapora.

Quem precisa tomar a vacina contra sarampo?

Todas as pessoas que não tenham se o registro da vacina contra o sarampo em suas carteiras de vacinação devem ser vacinadas. Há uma preocupação especial às crianças, que são o grupo de maior risco em adquirir a doença.

É recomendado que seja seguido o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade.

Quem não tomou a vacina quando criança, até os 49 anos, deve-se receber a vacina tríplice ou tetra viral.

Horario de funcionamento da Sala de Vacina do Centro de Saúde Dr. Albert Sabin

Segunda-feira a Quinta-feira das 8hs as 17hs