Saúde - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023

Conheça as propostas aprovadas pela Conferência Municipal de Saúde de Vargem

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, a 2ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 23, aprovou propostas para serem levadas à conferência macrorregional, em local ainda a ser definido, reunindo representantes das onze cidades da Região Bragantina. Saiba quais são, divididas por eixo temático:

Eixo I - O BRASIL QUE TEMOS, O BRASIL QUE QUEREMOS

Diretriz 1 - Pleitear recursos financeiros estaduais e federais, afim de financiar adequadamente o SUS.

Diretriz 2 - Garantir número mínimo de profissionais nos equipamentos de saúde pública, atendendo as portarias ministeriais.

Eixo II - O PAPEL DO CONTROLE SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SALVAR VIDAS.

Diretriz 1 - Estimular a participação da população através de palestras escolares, no intuito de motivar as novas gerações, e promover o entendimento com relação a importância da voz da população nas políticas públicas.

Diretriz 2 – Garantir que a entidade ao indicar o conselheiro (todos os segmentos) mantenha a qualificação e capacitação nas áreas correlatas ao SUS.

Eixo III - GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA.

Diretriz 1 - Mobilizar a classe política a favor do SUS, atuando afim de garantir novas pactuações e convênios para a região e para o município.

Diretriz 2 – Garantir que o controle social fiscalize a divulgação das campanhas de saúde pública.

Eixo IV - AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA PARA TODOS, TODAS E TODES.

Diretriz 1 - Implantar uma política de educação continuada, adequada aos profissionais de saúde, afim de trazer novas tecnologias e recursos para nossa população.

Diretriz 2 - Qualidade do investimento financeiro na saúde pública (estrutura física, capacitação de profissionais de saúde).

Para se preparar para a Conferência Municipal, o Conselho Municipal de Saúde de Vargem realizou 4 pré-conferências entre os dias 7 e 10 de fevereiro.